Capítulo “Vehicles”, página 82
Quando
um transporte sofre dano, isso pode afetar os passageiros - mesmo que eles
desembarquem - como descritos abaixo:
·
Crew Shaken, Crew Stunned,
Weapon Destroyed e Immobilised: no final da
fase ao qual um veículo recebeu um ou mais destes resultados de dano, os
passageiros devem fazer um teste de Leadership.
Se passar no teste, os passageiros não são afetados. Se o teste falhar, a
unidade pode somente fazer Snap Shots
no sua próxima fase de Tiro, mas não são afetados de outra forma.
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Neste
ponto, pode-se notar que independente do resultado do penetrating hit, se o veículo não foi
destruído (Wrecked ou Explodes!), os ocupantes devem fazer um teste de Leadership.
A
regra comenta que a unidade que falhar o teste pode apenas fazer Snap Shots na sua próxima fase de tiro. A ressalva que faço sobre este ponto é
em relação a um veículo que sofre um destes danos durante a sua própria fase de Movimento. Isso é o caso, por exemplo, de um
veículo que falha num teste de Dangerous
Terrain (perdendo um Hull Point e sofrendo o resultado de Immobilised) ou que receba um tiro de
uma unidade com a regra Interceptor.
A
sua próxima fase de Tiro será logo após esta mesma fase de Movimento do turno
corrente onde ele recebeu o dano (e não na fase de Tiro do seu próximo turno).
A
primeira linha trás uma informação muito importante: mesmo que os
passageiros desembarquem, eles continuam sofrendo o efeito descrito.
·
Wrecked (exceto Zooming
Flyers):
os passageiros devem fazer um desembarque da maneira usual (pag 81), exceto
que eles devem terminar seu movimento dentro de 3” do veículo, ao invés de
6”. Se, mesmo realizando um desembarque de emergência, alguns dos modelos não
puderem desembarcar, então qualquer modelo que não possa desembarcar será
removido como baixa. Isto não impede o resto da unidade de desembarcar. A
unidade então faz um teste de Pinning.
Depois disso, o veículo se tornará um escombro.
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Percebo
que muita gente confunde o desembarque de um veículo que foi destruído com o
desembarque de emergência (que são duas coisas diferentes). Quando uma unidade
for desembarcar de um veículo que foi destruído, deve-se colocar um modelo em
contato com um dos pontos de acesso do veículo e fazer um movimento,
posicionando-o completamente dentro de área de até 3” em torno do veículo.
Repete-se então o procedimento para o próximo modelo, lembrando de se manter a
coerência da unidade em relação aos modelos que já desembarcaram. Se não for
possível desembarcar um modelo da unidade desta forma, aí sim pode-se tentar um
desembarque de emergência: é o mesmo procedimento do desembarque usual de um
veículo que foi destruído, salvo que a miniatura é colocada em contato com
qualquer parte em torno do veículo e não em contato com um ponto de acesso
(atenção: ele não pode ser colocado sobre o veículo: ele ainda é um modelo
‘ativo’, ele vira escombro apenas depois do desembarque realizado). O ponto
negativo de se fazer este desembarque de emergência é que a unidade não pode realizar nenhuma ação voluntária pelo resto do turno.
·
Explodes! A unidade sofre um número
de hits de Strenght 4 AP- igual à
quantidade de modelos embarcados. Estes Wounds
são alocados aleatoriamente. Os passageiros sobreviventes são colocados onde
o veículo estava em coerência. Qualquer modelo que não possa ser posicionado
será removido como baixa. A unidade então faz um teste de Pinning.
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A
única observação deste ponto é o fato de que não se substitui mais o veículo
por uma cratera. Simplesmente retira-se o veículo e coloca as unidades no
lugar, sem qualquer tipo de alteração no terreno/cenário.
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Wrecked (Zooming Flyers) e Crash and Burn! A unidade sofre um número
de hits de Strenght 10 AP2 igual
ao número de modelos embarcados. Estes Wounds
são alocados aleatoriamente. Os passageiros sobreviventes são colocados
onde o Flyer estava em coerência. Qualquer modelo que não
possa ser posicionado será removido como baixa. A unidade então faz um teste
de Pinning.
Se
um Transporte for destruído por um ataque de tiro, qualquer unidade que tenha
atirado nele neste turno pode, se for possível, realizar uma carga contra os
passageiros desembarcados.
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