Total Pageviews

Tuesday, May 5, 2015

[RWGW-01] Efeito do dano no veículo para os passageiros


Capítulo “Vehicles”, página 82

Tradução da regra como escrita:


Quando um transporte sofre dano, isso pode afetar os passageiros - mesmo que eles desembarquem - como descritos abaixo:

·         Crew Shaken, Crew Stunned, Weapon Destroyed e Immobilised: no final da fase ao qual um veículo recebeu um ou mais destes resultados de dano, os passageiros devem fazer um teste de Leadership. Se passar no teste, os passageiros não são afetados. Se o teste falhar, a unidade pode somente fazer Snap Shots no sua próxima fase de Tiro, mas não são afetados de outra forma.

Neste ponto, pode-se notar que independente do resultado do penetrating hit, se o veículo não foi destruído (Wrecked ou Explodes!), os ocupantes devem fazer um teste de Leadership.

A regra comenta que a unidade que falhar o teste pode apenas fazer Snap Shots na sua próxima fase de tiro. A ressalva que faço sobre este ponto é em relação a um veículo que sofre um destes danos durante a sua própria fase de Movimento. Isso é o caso, por exemplo, de um veículo que falha num teste de Dangerous Terrain (perdendo um Hull Point e sofrendo o resultado de Immobilised) ou que receba um tiro de uma unidade com a regra Interceptor.

A sua próxima fase de Tiro será logo após esta mesma fase de Movimento do turno corrente onde ele recebeu o dano (e não na fase de Tiro do seu próximo turno).
A primeira linha trás uma informação muito importante: mesmo que os passageiros desembarquem, eles continuam sofrendo o efeito descrito.


·         Wrecked (exceto Zooming Flyers): os passageiros devem fazer um desembarque da maneira usual (pag 81), exceto que eles devem terminar seu movimento dentro de 3” do veículo, ao invés de 6”. Se, mesmo realizando um desembarque de emergência, alguns dos modelos não puderem desembarcar, então qualquer modelo que não possa desembarcar será removido como baixa. Isto não impede o resto da unidade de desembarcar. A unidade então faz um teste de Pinning. Depois disso, o veículo se tornará um escombro.

Percebo que muita gente confunde o desembarque de um veículo que foi destruído com o desembarque de emergência (que são duas coisas diferentes). Quando uma unidade for desembarcar de um veículo que foi destruído, deve-se colocar um modelo em contato com um dos pontos de acesso do veículo e fazer um movimento, posicionando-o completamente dentro de área de até 3” em torno do veículo. Repete-se então o procedimento para o próximo modelo, lembrando de se manter a coerência da unidade em relação aos modelos que já desembarcaram. Se não for possível desembarcar um modelo da unidade desta forma, aí sim pode-se tentar um desembarque de emergência: é o mesmo procedimento do desembarque usual de um veículo que foi destruído, salvo que a miniatura é colocada em contato com qualquer parte em torno do veículo e não em contato com um ponto de acesso (atenção: ele não pode ser colocado sobre o veículo: ele ainda é um modelo ‘ativo’, ele vira escombro apenas depois do desembarque realizado). O ponto negativo de se fazer este desembarque de emergência é que a unidade não pode realizar nenhuma ação voluntária pelo resto do turno.


·         Explodes! A unidade sofre um número de hits de Strenght 4 AP- igual à quantidade de modelos embarcados. Estes Wounds são alocados aleatoriamente. Os passageiros sobreviventes são colocados onde o veículo estava em coerência. Qualquer modelo que não possa ser posicionado será removido como baixa. A unidade então faz um teste de Pinning.

A única observação deste ponto é o fato de que não se substitui mais o veículo por uma cratera. Simplesmente retira-se o veículo e coloca as unidades no lugar, sem qualquer tipo de alteração no terreno/cenário.


·         Wrecked (Zooming Flyers) e Crash and Burn! A unidade sofre um número de hits de Strenght 10 AP2 igual ao número de modelos embarcados. Estes Wounds são alocados aleatoriamente. Os passageiros sobreviventes são colocados onde o Flyer  estava em coerência. Qualquer modelo que não possa ser posicionado será removido como baixa. A unidade então faz um teste de Pinning.



Se um Transporte for destruído por um ataque de tiro, qualquer unidade que tenha atirado nele neste turno pode, se for possível, realizar uma carga contra os passageiros desembarcados.


No comments:

Post a Comment